SMS implanta sistema de controle de chamados técnicos

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e investir na informatização da saúde, a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou um sistema interno de controle de chamados técnicos, o GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique – Gestão Gratuita de Informática), software gratuito que possibilita o controle de chamados, contratos, projetos e inventário na área de Tecnologia da Informação.

O novo sistema, que passou a funcionar em maio deste ano, permite aos gestores da tecnologia a contabilização e acompanhamento dos chamados técnicos em tempo real, agilizando as providências para solução de demandas em informática, que nos meses de maio e junho de 2017 registrou um número de 1.365 chamados.

De acordo com o coordenador geral de TI da SMS José Rômulo Ribeiro, a implantação desse sistema faz parte de planejamento de ações com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento. “Com a implantação do prontuário eletrônico e o investimento em informatização da saúde, o número de computadores e acesso a sistemas irá aumentar e consequentemente a quantidade de chamados, então o GLPI irá agilizar o nosso trabalho na resolução dessas demandas”, destacou.

Ainda segundo Ribeiro, os principais atendimentos feitos pelo setor são relacionados a parte física dos computadores (hardwares), redes, suportes técnicos, demandas de distribuição de computadores, consertos e atendimentos ao BioSUS. “Esse sistema também contribui para o planejamento estratégico do setor, uma vez que mapeia todas as áreas de atuação e suas principais necessidades”, complementou o coordenador.

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Principais chamados na área de informática na SMS.

Com a implantação do sistema é possível o controle gerencial dos atendimentos realizados por meio de relatórios diários e mensais que devem conter o tempo de solução da demanda e origem de atendimento, além de outras informações. O sistema de controle de chamados técnicos, baseado em software livre, foi configurado pela própria equipe de desenvolvimento da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação da SMS.

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Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

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