SMS leva Centro de Testagem itinerante para a Pestallozi

A equipe do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais (IST/AIDS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nessa quarta-feira (10), na sede da Associação Pestallozi, no bairro do Farol, um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, que levou testes rápidos para sífilis e HIV para os familiares das pessoas atendidas no local.

Ao todo, foram testadas 74 pessoas, que além de realizar testes rápidos, contaram com a distribuição de material informativo e aconselhamento por parte dos profissionais de saúde.

Os testes rápidos são uma forma de detectar as doenças de forma precoce e são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

teste2

“As equipes de saúde estão preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, afirmou Tereza Carvalho, gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS.

Os resultados dos testes serão entregues à própria pessoa com documento de identificação, garantindo total sigilo dos exames. A equipe de saúde está preparada para encaminhar o paciente, caso necessário, para os serviços especializados para início do tratamento. Casos de sífilis são encaminhados para as unidades de saúde do bairro e em caso de hepatite ou Aids, serão encaminhados para as unidades de referência, que são o Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto ou Hospital Universitário.

Veja também  Fiscalização flagra veículos em situações irregulares

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Compartilhe: