SMS promove atividades no Dia Mundial Sem Tabaco

A Coordenação do Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove durante essa semana uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira, dia 31. O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  para esse ano foi “Tabaco e Doença Cardíaca”, que visa alertar para a ligação entre o cigarro e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais.

 

Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Em Maceió, as comemorações serão antecipadas para esta terça-feira (29), no II Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, a partir das 8h30, com exposição de banners que mostram a trajetória do tabaco no Brasil, panfletagens, aferição de glicemia e de pressão. Participarão da ação alunos do curso de enfermagem da Uncisal, Coordenação de Tabagismo do Estado, equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), Gerência de Promoção e Educação em Saúde (Geps) da SMS e profissionais do Núcleo de Cessação do Tabagismo do município.

Novos Núcleos

A Coordenadora do Núcleo de Cessação de Tabagismo, Gilda Teodósio, afirma que em breve será implantado um Núcleo de Tratamento à Pessoa Tabagista, no Centro Ressocializador da Capital. “A partir de junho iremos capacitar os profissionais que irão atender nesse núcleo”, explica.

Veja também  Infrações por uso de celular ao volante cai mais de 60%

Maceió conta com Núcleos de Cessação do Tabagismo nos seguintes locais: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha); Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Ad Everaldo Moreira (Farol); na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar Lins (Benedito Bentes II); Uncisal e Hospital Universitário (HU).

Essas unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco.

Cada turma tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e finalmente o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Confira a programação:

29/05 – Comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco no II Centro de Saúde;

29/05 – Roda de conversa na USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes) com equipe do NASF 2;

30/05 – Roda de conversa na US Aliomar Lins (Benedito Bentes) com equipe do NASF 2;

06/6 – Roda de conversa na USF Ouro Preto, com equipe Nasf-UDA;

08/06-Roda de conversa na UBS São José (Canaã) com  equipe Nasf-UDA.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Compartilhe: