SMS promove atividades no Dia Mundial Sem Tabaco

A Coordenação do Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove durante essa semana uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira, dia 31. O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  para esse ano foi “Tabaco e Doença Cardíaca”, que visa alertar para a ligação entre o cigarro e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais.

 

Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Em Maceió, as comemorações serão antecipadas para esta terça-feira (29), no II Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, a partir das 8h30, com exposição de banners que mostram a trajetória do tabaco no Brasil, panfletagens, aferição de glicemia e de pressão. Participarão da ação alunos do curso de enfermagem da Uncisal, Coordenação de Tabagismo do Estado, equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs), Gerência de Promoção e Educação em Saúde (Geps) da SMS e profissionais do Núcleo de Cessação do Tabagismo do município.

Novos Núcleos

A Coordenadora do Núcleo de Cessação de Tabagismo, Gilda Teodósio, afirma que em breve será implantado um Núcleo de Tratamento à Pessoa Tabagista, no Centro Ressocializador da Capital. “A partir de junho iremos capacitar os profissionais que irão atender nesse núcleo”, explica.

Veja também  Audiência debate enfrentamento da violência contra criança e adolescente

Maceió conta com Núcleos de Cessação do Tabagismo nos seguintes locais: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha); Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Ad Everaldo Moreira (Farol); na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar Lins (Benedito Bentes II); Uncisal e Hospital Universitário (HU).

Essas unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco.

Cada turma tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e finalmente o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Confira a programação:

29/05 – Comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco no II Centro de Saúde;

29/05 – Roda de conversa na USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes) com equipe do NASF 2;

30/05 – Roda de conversa na US Aliomar Lins (Benedito Bentes) com equipe do NASF 2;

06/6 – Roda de conversa na USF Ouro Preto, com equipe Nasf-UDA;

08/06-Roda de conversa na UBS São José (Canaã) com  equipe Nasf-UDA.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Compartilhe: