SMS realiza ação de vacinação com moradores das grotas

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – por meio da Gerência de Imunização do Programa Nacional de Imunização (PNI/SMS) – e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) vem desenvolvendo, semanalmente, ações de vacinação direcionadas às comunidades das grotas de Maceió.

De acordo com a Gerência, nessas ações vêm sendo disponibilizadas a maior parte das vacinas do calendário básico da criança, adolescente, adulto e idoso, com exceção das vacinas BCG e de febre amarela, que ficam disponíveis apenas nas unidades de saúde de referência.

vacinacao-em-parceria-com-sesau-3

“Através dessa ação, temos proporcionado às comunidades mais uma oportunidade de colocar o esquema vacinal em dia, resgatando àqueles com vacinas em atraso. Com isso, ampliamos a promoção da proteção individual e coletiva contra as infecções que podem ser prevenidas através da imunização”, afirma a enfermeira da Gerência de Imunização do PNI/SMS, Alana Albuquerque.

É importante destacar a importância da vacinação além dos muros da sala de vacina, tendo em vista a existência de áreas com dificuldades de acesso a uma unidade de saúde. Mas é preciso ressaltar a todos ser imprescindível a procura do serviço de vacinação mais próximo, pelo usuário, para continuidade do esquema vacinal, deixando o cartão ou caderneta de vacinação atualizados.

Veja também  Quando controlada, a diabetes não oferece riscos à vida do paciente, afirmam especialistas

vacinacao-em-parceria-com-sesau-4

A Gerência de Imunização do PNI/SMS informa ainda que as ações de vacinação já foram realizadas em nove grotas de Maceió e estão previstas para ocorrer em mais seis comunidades até o dia 18/12/2017.

Ascom SMS

Compartilhe: