SMTT intensifica fiscalização à frota de ônibus de Maceió vistoria_onibus_real_alagoas_smtt-3

A vistoria de coletivos urbanos das empresas responsáveis pela operação do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) tem sido realizada diariamente pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Desde janeiro, o serviço de vistoria foi realizado em metade da frota dos ônibus coletivos da cidade.

O objetivo da ação é verificar o conforto e a segurança dos serviços prestados à população pelos ônibus urbanos, conforme determina o edital da licitação do transporte coletivo publicado em 2015 e que rege os contratos das empresas do SIMM.

“Para cada empresa há um cronograma de vistorias no qual é estipulada a avaliação diária dos veículos a serem vistoriados pelas equipes de transporte”, detalhou o supervisor de vistoria da SMTT, Ronaldo Barros.

Dentre os aspectos observados na vistoria destacam-se as condições físicas do veículo, a exemplo do estado de conservação de bancos, janelas, pneus e portas, além da presença e do funcionamento de equipamentos obrigatórios como a estação elevatória para pessoas com deficiência nos veículos que possuem e o extintor de incêndio.

“Muitos dos problemas são provocados por atos de vandalismo. A vantagem de haver a vistoria é a garantia ao usuário de que o serviço prestado apresenta segurança”, disse o supervisor.

Veja também  Rui Palmeira vistoria obras de melhorias na Avenida Rotary

Uma vez detectados os problemas, os veículos ficam impedidos de circular e as empresas passam a ter um prazo para resolver as pendências, o que varia de acordo com a gravidade e o impacto do problema sobre a segurança viária e o serviço ofertado aos usuários.

“Há também vistorias volantes, quando as equipes de fiscalização de transporte e de vistoria visitam terminais e realizam a vistoria nos veículos que estão nos locais”, explicou Barros.

A população também pode ajudar a SMTT na identificação de irregularidades nos veículos por meio do call center do órgão (118). Na informação devem ser mencionados o problema visualizado, o número do ônibus que fica na parte externa e a linha na qual opera.

Ascom SMTT

Compartilhe: