SMTT realiza ação educativa antes do feriadão

Equipes de educadores de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió estarão a partir das 10h30 desta sexta-feira (17) na Avenida Silvio Vianna, na Ponta Verde, realizando mais uma ação para orientar condutores sobre os perigos de acidentes causados por falhas humanas.

Preocupada com os índices de morte no trânsito, a atividade da SMTT lembrará também o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, comemorado no domingo, dia 19 de novembro. Serão entregues aos condutores laços pretos em alusão ao luto de pessoas que morreram devido a acidentes de trânsito, além de folhetos educativos e camisetas da campanha por um trânsito mais seguro.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado em 209,todos os anos aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta.

Sem campanhas de conscientização, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.

Veja também  Procon Maceió faz mutirão para negociação de dívidas

“A ação de amanhã terá o objetivo de fazer um alerta sobre este triste problema e criar uma mudança de hábito a fim de reverter esse quadro preocupante”, disse Juliana Normande, diretora de Educação para Mobilidade da SMTT.

Ainda segundo Juliana, devido ao final de semana prolongado por causa do feriado da Consciência Negra, na segunda-feira (20), os motoristas tendem a cometer atitudes que podem ser fatais ao volante, como ultrapassagens perigosas, uso do celular e ingestão de bebidas alcoólicas.

Ascom SMTT

Compartilhe: