Trabalho de desobstrução de galerias segue intenso

As equipes operacionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) continuam, nesta sexta-feira (26) e também no sábado (27), com os trabalhos de desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais. No decorrer de toda a semana, os problemas encontrados em sua maioria são os alagamentos decorrentes da quantidade de lixo obstruindo as tubulações.

Na manhã desta sexta, além do caminhão de desobstrução, a Seminfra precisou usar uma máquina retroescavadeira para auxiliar na retirada de lixo que estava acumulando na saída de uma galeria em Jaraguá, em um ponto próximo a balança. Entre o material encontrado, estava uma grande quantidade de garrafa PET, sacolas, chuteira e mochila.

O secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, lembra que as ações de drenagem fazem parte das atividades rotineiras do órgão, mas as fortes chuvas aumentam as demandas e os trabalhos se intensificam. “Esse trabalho de limpeza de galerias não acontece apenas em dias chuvosos, como os registrados nesta semana. É uma ação constante das equipes de drenagem. No entanto, quando chove, o problema se evidencia, pois o lixo volumoso obstrui as galerias e impede o escoamento da água. Por isto, estamos sempre pedindo a conscientização por parte da população”, alerta o gestor.

Grande quantidade de lixo encontrada na saída de galeria

Grande quantidade de lixo encontrada na saída de galeria

Próximo à balança de peixe de Jaraguá, além do trabalho de desobstrução, também foi encontrado galeria danificada, onde existiu a necessidade da troca da tubulação, como explica o coordenador de drenagem da Seminfra, Esdras Maia. “Existia um tubo antigo quebrado, além de muito lixo entupindo. Trabalhamos na quinta e estamos trabalhando nesta sexta-feira para solucionar o problema. Vamos substituir por novos tubos de PEAD”, explica o coordenador.

Veja também  Estado inicia serviços de pavimentação asfáltica em Rio Largo nesta terça-feira (3)

Ascom Seminfra

Compartilhe: