Trabalho infantil: técnicos da Semas são capacitados

O enfrentamento ao trabalho infantil em Maceió será fortalecido a partir da capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para o diagnóstico rápido dos casos de trabalho infantil durante os atendimentos diários nos equipamentos sociais. O curso de “Diagnóstico Rápido de Trabalho Infantil” está sendo organizado pela Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e será ministrado pelo advogado André Viana, na próxima sexta-feira (28).

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, reforça que a capacitação é uma forma de fortalecer o combate ao trabalho infantil na capital. “A capacitação dos profissionais da Semas para reconhecer de forma imediata a incidência do trabalho infantil durante o atendimento realizado nos equipamentos sociais é importante para fortalecer a rede de combate ao trabalho infantil, que envolve não só os nossos profissionais, mas também os conselheiros tutelares”, disse a gestora.

A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, explicou que a intenção da formação é levar ao conhecimento dos técnicos da Semas o reconhecimento rápido, mais eficaz, dos casos de trabalho infantil nos territórios de atuação destes profissionais.

“A formação tem o objetivo de fazer com que os técnicos que trabalham nos equipamentos sociais da Semas, espalhados pelas comunidades de Maceió, possam realizar o diagnóstico rápido do trabalho infantil e assim que detectado o problema a criança e a família sejam acompanhadas pela rede de proteção socioassistencial do município”, destacou coordenadora.

Veja também  Arser realiza visita à agência de regulação de Santa Catarina

Cerca de 50 profissionais da Semas vão participar da formação para diagnosticar de forma rápida a incidência do trabalho infantil durante o atendimento nos equipamentos sociais como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros Especializados da Assistência Social (Creas) e ainda os conselheiros tutelares das dez Regiões Administrativas de Maceió.

A capacitação “Diagnóstico Rápido de Trabalho Infantil” será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, localizado na Avenida Fernandes Lima, número 1.047, no Farol, no horário das 8h às 18h.

Ascom Semas

Compartilhe: