Trabalho: Prefeitura apoia Feira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Na noite dessa quarta-feira (23), o prefeito Rui Palmeira participou da solenidade de abertura da I Feira Alagoana de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, que premiou as empresas que cumprem a lei Lei 8213/91 de Cotas para contratação e inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. O evento acontece até o próximo sábado (26) na Associação Pestalozzi de Maceió- CER IV, no Farol.

“É muito importante a Prefeitura participar de momentos como esse, uma iniciativa muito feliz da Pestalozzi e das empresas parceiras. A gente sabe que as empresas possuem as vagas para o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e muitas vezes elas não são preenchidas. Por isso nós estamos aqui trazendo as empresas que possuem vagas direcionadas para as pessoas com deficiência, assim como as pessoas que queiram ocupar essas vagas. Muitas vezes as pessoas são julgadas sem nem ao menos serem observadas suas qualidades e ao contrário do que a expressão indica, as pessoas são bastante eficientes e dedicadas”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Rui Palmeira participa da I Feira Alagoana de Inclusão da Pessoa com deficiência no Mercado de Trabalho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Rui Palmeira participa da I Feira Alagoana de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A assistente social e assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Emy Oliveira, ressaltou que ações como a feira têm muita relevância. “Todos os dias trabalhamos com diversos públicos, incluindo pessoas com deficiência e buscamos, através dos nossos projetos, inserir as pessoas no mercado de trabalho. Um evento como esse, onde vamos reunir tudo em um só espaço é muito importante, acelerando um processo que ainda é lento na sociedade”.

Veja também  Slum apresenta ao MPE estratégias para coibir o descarte irregular

A vereadora Teresa Nelma explica como a feira foi idealizada. “Foi uma iniciativa das entidades parceiras em conjunto com o Ministério do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e o apoio da Semas. Realizando um trabalho integrado nessa parceria, para que dessa forma a sociedade venha a enxergar a pessoa com deficiência como cidadão conforme preconiza a nossa Constituição Federal.

Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho, a PRT inicia nesta quinta-feira a fiscalização de 50 empresas para verificar o cumprimento da Lei de Cotas. “Teremos mais fiscalizações na tarde de sexta, mais atividades culturais, com encerramento no sábado. Convidamos todas as pessoas, com deficiência ou não, que queiram ser integradas ao mercado de trabalho a comparecerem aqui com seus currículos, mostrando que  demandam essas vagas”, informou Leandro Carvalho.

“Um evento como esse dá oportunidade às pessoas com deficiências devido ao fato das pessoas e empresas acharem que nós não somos capazes por termos dificuldades em  algumas áreas. Mas somos normais e podemos trabalhar como todo mundo”, disse a jovem aprendiz Rafaela Gonçalves.

Cayo Borges/ Secom Maceió.

Fotos: Pei Fon/ Secom Maceió

Compartilhe: