Turismo do Saber leva novas atividades para alunos de escolas municipais

O Turismo do Saber, projeto da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), proporcionou, na última quarta-feira (19), uma manhã de atividades educativas para as crianças da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim, do Tabuleiro do Martins. Além do passeio feito para mostrar os atrativos turísticos de Maceió, os alunos – contemplados pela modalidade Turismo do Saber na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) – também participaram de atividades realizadas no SESC Guaxuma que intensificaram o conteúdo da aula ministrada pela equipe da Semtur nessa terça-feira (18), que teve o objetivo de despertar a importância do turismo para a capital alagoana.

“As crianças tiveram a oportunidade de reconhecer o papel do outro e a importância do trabalho em equipe através de atividades lúdicas que incentivaram a aprendizagem coletiva, como a ‘doce saber’. Nela cada aluno recebeu um pirulito, e deveria segurá-lo com a mão direita estendida, sem poder dobrar o braço, apenas movimentá-lo para o lado direito ou esquerdo. A única forma de poder comer o doce seria levando o braço na direção do colega à direita. Isso demonstra a relevância do papel do outro em nossas vidas, e reforça que muitas tarefas podem se tornar simples e realizáveis com o trabalho em equipe”, explica Darlan Viana, professor de educação física da escola contemplada.

“Outra atividade importante foi incentivar também as crianças a compartilharem suas experiências na página oficial do Turismo do Saber no Facebook, por isso foram distribuídas várias placas com frases sobre o projeto para que elas tirassem fotografias e postassem em seus próprios perfis, interagindo assim diretamente com o do Turismo do Saber”, completou.

Alunos da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim participaram do Turismo do Saber. Na foto, eles reunidos no SESC Guaxuma. Foto: Emanuelly Oliveira

Alunos da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim participaram do Turismo do Saber. Na foto, eles reunidos no SESC Guaxuma. Foto: Emanuelly Almeida

O projeto Turismo do Saber

Veja também  Secretário reforça entendimentos para reduzir judicialização

O projeto Turismo do Saber, criado pela Semtur em 2016, visa difundir as oportunidades econômicas do turismo e disseminar as potencialidades turísticas da cidade de Maceió. A iniciativa foi implantada em março de 2016, atendendo a oito escolas da rede pública de Maceió, envolvendo 450 crianças de 10 a 12 anos dos 5º anos do ensino fundamental de escolas municipais. Em 2017, o projeto passou a ser desenvolvido em duas modalidades: Turismo do Saber na Escola, para alunos e professores do 6º ano de escolas municipais, e o Turismo do Saber Social, que beneficia adolescentes de 14 a 18 anos incompletos atendidos por casas de passagem e serviços de convivência, duplicando assim o público-alvo, somando 825 contemplados.

Compartilhe: