Unidades de saúde empossam membros de conselhos gestores

A participação social na gestão municipal de Saúde passou, esta semana, por mais uma etapa de consolidação com a posse dos novos membros do conselho gestor em duas unidades de saúde do Município. Formado por representantes de três segmentos – usuários, gestão pública e trabalhadores da saúde – o Conselho tem como responsabilidade discutir e elaborar propostas de melhorias para a política de saúde dentro da unidade, proporcionando a melhor prestação do serviço à população e fortalecendo o controle social, um dos princípios do SUS.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Reginaldo, no Poço, os novos membros tomaram posse na última terça-feira (03), tendo como presidente da mesa de honra a conselheira Petrúcia Damiana Macedo. Reforçando o compromisso de trabalhar visando o bem-estar da população, tomaram posse, no segmento dos usuários e como titulares, Ademilza Maria da Silva, Marcos Antônio dos Santos, Paulo Sebastião dos Santos e José Severino dos Santos. José Marcos da Silva, Tânia Maria da Silva, Luiz José da Silva Filho e Lourinaldo da Silva são seus respectivos suplentes.

No segmento dos trabalhadores, foram empossados como titulares Adélia Maria Melo, Creuza Campos e Maria Goretti Brito. Os suplentes desse segmento serão indicados posteriormente, por aclamação. E como representação do segmento gestor, tomou posse a diretora administrativa da unidade, Sirlene Clemente, que também terá seu suplente indicado posteriormente.

Veja também  Saiba como funcionarão os ônibus coletivos no Carnaval

posse-conselho-gestor-usf-sao-jorge-2

Nessa quarta-feira (05), foi a vez da USF José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, dar posse aos novos membros do seu conselho gestor. Nesta solenidade, a mesa de honra contou com a participação dos conselheiros José Wilton da Silva e Rosimere Dias Cirino.

Com a tarefa de representar a gestão, foram empossados como titulares a diretora administrativa da unidade, Heliana Nogueira, e Isabel Cristina Macedo, tendo como suplentes Patrícia França e Ivani Maria Rocha. Representando o segmento dos trabalhadores da saúde, tomaram posse como titulares Andréa Santana e Carlos Henrique de Almeida, tendo como suplentes Mirela Almeida e Maria Sandra Cavalcante.

Como representação dos usuários, foram empossados como conselheiros titulares Manoel Eduardo de Oliveira, Severino Brasiliano da Rocha, Claudinete Belo Oliveira e Pedro Oliveira . Há apenas o conselheiro Mardônio da Rocha como suplente desse segmento. Os demais serão eleitos por aclamação posteriormente.

Conselho gestor – O Conselho possui função deliberativa e integra a comunidade com os gestores da saúde municipal. É um espaço de conquista e cidadania, onde todos avaliam, acompanham e auxiliam na direção da unidade, por isso é fundamental o seu funcionamento.

Ascom SMS

Compartilhe: