Veja como denunciar irregularidades no transporte público

De segunda a sexta-feira, a frota de 683 ônibus que circula em Maceió realiza mais de quatro mil viagens percorrendo todos os bairros da cidade. Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, a central da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) monitora e fiscaliza o sistema 24 horas.

Desde o início do ano foram feitas 540 notificações relacionadas à qualidade do sistema de transporte público fiscalizado pela SMTT através do uso da tecnologia, por meio do GPS ou com a verificação presencial dos fiscais dentro dos coletivos e nos terminais.

“Através dessa fiscalização, a SMTT consegue verificar se os horários dos ônibus estão sendo cumpridos, se as viagens estão sendo realizadas, se houve desvio de itinerário e também as condições físicas dos veículos e o tratamento do condutor e cobrador com os passageiros”, explicou o diretor operacional de Mobilidade Urbana da SMTT, Dogival Ferreira.

Outra ferramenta importante no auxílio das fiscalizações é o Disque SMTT. Ligando para o número 118, qualquer cidadão pode denunciar irregularidades no transporte público. O canal recebe cerca de 20 denúncias, ligadas ao transporte público, por mês.

“Se, por exemplo, um motorista não para em um ponto, o cidadão precisa saber a linha, o local onde aconteceu o problema, o horário e o número que fica na parte lateral do ônibus. Isso serve para qualquer irregularidade”, afirmou Ferreira.

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Um processo administrativo é aberto e apurado pelos meios eletrônicos do órgão. Caso se confirme a denúncia, a empresa é notificada e precisa comparecer na SMTT com o motorista e um representante legal, onde são tomadas as medidas cabíveis. As denúncias também podem ser feitas via aplicativo Cittamobi do celular.

Ascom SMTT

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