Ações de conscientização marcam Semana da Água

Texto de Elayne Pontual

Após uma semana inteira de atividades com foco na sensibilização da população alagoana sobre o uso desordenado e a preservação dos recursos hídricos, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) encerrou a programação da Semana da Água no último domingo (26). O evento contou com uma trilha ecológica às margens da Laguna Mundaú.

No total, foram onze atividades envolvendo estudantes, ciclistas, fotógrafos e a população em geral.

A abertura da programação foi no dia 19 de março, com a realização do projeto Nossa Praia na Rua Fechada, da Praia de Ponta Verde. A ação contou com distribuição de materiais recicláveis, exposição de projetos e mutirão de limpeza. No dia 20, a equipe do órgão promoveu uma aula no Barco-escola e Eco Cine na base do IMA, em Marechal Deodoro.

Na terça-feira (21), houve ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria, que reuniu estudantes universitários em torno das discussões sobre a preservação e recuperação dos recursos hídricos do Estado.

Ainda na terça-feira, o órgão realizou a premiação do II Concurso de Fotografia Ambiental com o tema “Águas de Alagoas”, também no auditório da Casa da Indústria. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que premiou fotógrafos profissionais e amadores.

Veja também  Adeal e Emater recebem novo prédio para prestação de serviços em Viçosa

Na quarta-feira (22), deu-se início à exposição fotográfica com 30 trabalhos selecionados entre os finalistas do concurso. As fotos estão expostas no segundo piso do Parque Shopping Maceió, em frente à loja Le Biscuit. No mesmo dia houve exposição de projetos na Praça Multieventos da Barra de são Miguel.

Na quinta-feira (23), também no município da Barra de São Miguel, uma equipe de técnicos promoveu plantio simbólico e distribuição de mudas de árvores nativas, além de expor projetos do órgão para o Fórum Alagoano das Águas e realizar uma Caravana Ambiental com participação de cerca de 200 alunos da Escola Professora Flora Soares de Araújo.

A programação da Semana da Água seguiu na sexta-feira (24) com atividades em Penedo, como Barco-escola, distribuição de mudas e peixamento. No sábado (25), os técnicos fizeram um mutirão de limpeza no Rio Niquim e encerraram a programação especial no domingo (26), com a EcoTrilha margeando a Laguna Mundaú.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: