Cooperação: secretário conhece Defesa Civil de Salvador

O intercâmbio para a troca de informações e experiências está entre as principais motivações que levam os gestores da Prefeitura de Maceió a participarem de eventos nacionais e também de viagens a outros estados. Nesta semana, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, cumpre agenda em Salvador, na Bahia, onde participa do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27. Lá, o secretário também está conhecendo a estrutura de pastas do governo municipal que têm ligação com a qual ele é gestor na capital alagoana.

Entre as visitas técnicas realizadas, Gustavo Torres esteve, nesta quarta-feira (15), no Centro de Monitoramento da Defesa Civil da Prefeitura de Salvador, que está entre os mais avançados do País. O órgão foi reestruturado há dois anos, quando a cidade sofreu um desastre natural que deixou mais de 20 mortos e mil desabrigados após fortes chuvas.

Na avaliação do gestor da Semds, a visita foi importante para que pudesse conhecer a estrutura de monitoramento utilizada pelo município, sobretudo do ponto de vista da prevenção de acidentes. O secretário acrescentou que deve trazer experiências da capital soteropolitana para Maceió.

“Vamos continuar esse contato para melhorar cada vez mais a estrutura da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió, que é vinculada à Semds. A visita nos ajudará a construir protocolos para casos de emergência e também na construção de um amplo plano de prevenção em áreas de risco. Com a experiência conhecida em Salvador, poderemos discutir alguns pontos para avaliar o que temos hoje na nossa estrutura da Defesa e o que poderemos melhorar. É dessa forma, buscando o que há de melhor em capitais que são referência, que também vamos trabalhar pelos avanços em nossa cidade”, disse Gustavo Torres.

Veja também  Marcelo Palmeira assume Prefeitura interinamente

CB27

O IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27 teve início em Salvador na última segunda-feira (13) com discussões sobre os impactos das mudanças climáticas e sustentabilidade. O evento conta a participação de mais de 20 secretários municipais das capitais brasileiras, além de representantes de ministérios do Governo Federal e organizações da sociedade civil.

Secretário Gustavo Acioli participa de evento em Salvador com gestores de todo o Brasil

Secretário Gustavo Acioli participa de evento em Salvador com gestores de todo o Brasil

“É um momento grandioso para que possamos conhecer experiências exitosas nesta temática em outras capitais. Assim, poderemos trazer projetos que se apliquem em nossa realidade para agregar as ações já desenvolvidas pela Semds. Estamos em um debate amplo, conhecendo iniciativas e temos a mesa-redonda, onde discutimos projetos e também buscamos parcerias. Por isso, é de extrema importância a nossa vinda ao Fórum, que gera uma integração maior entre os gestores municipais um momento muito importante”, avaliou o secretário.

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre capitais para enfrentamento às mudanças climáticas. Neste ano, o evento é organizado pela CB27 com apoio da Prefeitura de Salvador, Fundação Konrad Adenauer e Governos Locais pela Sustentabilidade.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: