Defensores dos recursos hídricos são homenageados com comenda Guardião das Águas

Texto de Nigel Santana

O Governo de Alagoas entregou, na manhã desta sexta-feira (31), a Comenda Guardião das Águas, a mais alta condecoração entregue pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a pessoas que contribuíram diretamente com a preservação da água no Estado.

O evento, ocorrido no Palácio República dos Palmares, prestou homenagem a personalidades com atuação destacada em Alagoas, principalmente no contexto da sustentabilidade hídrica.

A honraria contemplou, por exemplo, representantes dos governo Federal e de Alagoas, professor, pescador, engenheiros, geólogo e representantes dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF).

Foram agraciados com a honraria Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso, promotora de Justiça; Raquel Teixeira Maciel Rodrigues, procuradora da República; Maria Aparecida de Oliveira Berto Machado, secretária de Estado da Infraestrutura; Moisés Pereira de Melo, coordenador Estadual da Defesa Civil; Maurício José Pedrosa Malta, engenheiro civil; Ronaldo Cerqueira Cavalcante, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CELMM); Valmir de Albuquerque Pedrosa, professor universitário; Wilton José Silva da Rocha, geólogo; Wilde Clécio Falcão de Alencar, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Edilson Ramos de Lima, assistente social; e Antônio Gomes dos Santos, pescador.

Durante a entrega da Comenda Guardião das Águas, os homenageados apresentaram seus relatos históricos em defesa da preservação dos recursos hídricos. Um dos destaques na premiação, o pescador ‘Seu Toinho’, agradeceu ao seu modo ao cantarolar a canção de Luiz Gonzaga ‘Riacho do Navio’, e suplicou: “Meu sonho é ver o rio São Francisco revitalizado e não em suas atuais condições”.

Veja também  Semarh beneficia duas mil pessoas com água em Coité do Nóia

Ao expressar a sua felicidade ao destinar a comenda aos contemplados, o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, agradeceu o empenho de cada um na luta pela preservação dos recursos hídricos.

“O Governo de Alagoas tem uma grande prioridade na preservação da água e, principalmente, busca ampliar o acesso da população aos recursos hídricos de forma contínua e diária, como determina a Constituição Federal. Tenho a certeza que todos os homenageados contribuem ao seu modo para que Alagoas siga avançando com a política hídrica”, declarou o secretário.

Um dos homenageados com a comenda, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, não pode comparecer à solenidade, no entanto, a honraria será entregue pelo Governo do Estado em Brasília. O governador Renan Filho foi representado no evento pelo secretário executivo do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.

Exposição

Encerrando a Semana da Água em Alagoas, a Semarh entregou dois prêmios aos alunos da Escola Municipal Medea Cavalcante, do município da Barra de São Miguel, por terem registrado as melhores fotos e produzido belas molduras durante a exposição Águas da Barra.

As alunas Anne Maiara e Luana Maria receberam, cada uma, um tablet para seguir investindo nos registros fotográficos, bem como para utilização nos estudos.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: