IMA realiza ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água

Texto de Elayne Pontual

O Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorado todo dia 22 de março e marca uma série de debates em diversos países sobre o uso desordenado e a preservação dos recursos hídricos. Com foco na conscientização e sensibilização da população em relação à temática, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) fará um ciclo de palestras no próximo dia 21, no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h.

A atividade pretende reunir estudantes universitários em torno das discussões sobre a preservação e recuperação dos recursos hídricos do Estado. Para Andréa Izidro, consultora ambiental do IMA, a discussão da temática é fundamental. “Buscamos, sensibilizar os estudantes para uma maior discussão sobre a importância e preservação deste bem fundamental para a sobrevivência no planeta”, ressaltou.

Monitoramento hidrológico e sustentabilidade hídrica serão alguns dos temas apresentados. O evento reunirá três estudiosos que discorrerão sobre a necessidade e as vantagens de preservarmos nossos recursos hídricos.

Além do ciclo de palestras, o IMA preparou uma programação que irá do dia 19 ao dia 26 de março, todas para dar visibilidade à temática. A Semana da Água seá iniciada com o encerramento do projeto Nossa Praia, no dia 19, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, das 9h às 14h, e segue no dia 22 com o início da Exposição do II Concurso de Fotografia Ambiental, no Parque Shopping Maceió.

Veja também  Governo do Estado irá construir 14 reservatórios na Bacia Leiteira

No dia 26 haverá uma EcoTrilha margeando a Laguna Mundaú, partindo da Base descentralizada do IMA, em Marechal Deodoro, na Ilha de Santa Rita, às 8h. O público-alvo será a comunidade em geral, além de grupos organizados de ciclismo, cavalgada, entre outros.

Programação

Ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h

Tema: A Importância da Sala de Alerta no Monitoramento Hidrológico Meteorológico do Estado de Alagoas

Horário: 8h30

Palestrante: Vinícius Nunes Pinho, mestre em Meteorologia (Semarh)

Tema: Projeto Mutum-de-Alagoas

Horário: 9h30

Palestrante: Luciano Barbosa, biólogo (IPMA)

Intervalo

Horário: 10h30

Tema: Sustentabilidade Hídrica: Como Concebê-la?

Horário: 11h

Palestrante: Ulysses Gomes Cortez Lopes, mestre em Ecologia (Ufal)

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: