IMA realiza ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água

Texto de Elayne Pontual

O Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorado todo dia 22 de março e marca uma série de debates em diversos países sobre o uso desordenado e a preservação dos recursos hídricos. Com foco na conscientização e sensibilização da população em relação à temática, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) fará um ciclo de palestras no próximo dia 21, no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h.

A atividade pretende reunir estudantes universitários em torno das discussões sobre a preservação e recuperação dos recursos hídricos do Estado. Para Andréa Izidro, consultora ambiental do IMA, a discussão da temática é fundamental. “Buscamos, sensibilizar os estudantes para uma maior discussão sobre a importância e preservação deste bem fundamental para a sobrevivência no planeta”, ressaltou.

Monitoramento hidrológico e sustentabilidade hídrica serão alguns dos temas apresentados. O evento reunirá três estudiosos que discorrerão sobre a necessidade e as vantagens de preservarmos nossos recursos hídricos.

Além do ciclo de palestras, o IMA preparou uma programação que irá do dia 19 ao dia 26 de março, todas para dar visibilidade à temática. A Semana da Água seá iniciada com o encerramento do projeto Nossa Praia, no dia 19, na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, das 9h às 14h, e segue no dia 22 com o início da Exposição do II Concurso de Fotografia Ambiental, no Parque Shopping Maceió.

Veja também  Radiocomunicação digital da Segurança Pública de Alagoas é modelo para outros estados

No dia 26 haverá uma EcoTrilha margeando a Laguna Mundaú, partindo da Base descentralizada do IMA, em Marechal Deodoro, na Ilha de Santa Rita, às 8h. O público-alvo será a comunidade em geral, além de grupos organizados de ciclismo, cavalgada, entre outros.

Programação

Ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h

Tema: A Importância da Sala de Alerta no Monitoramento Hidrológico Meteorológico do Estado de Alagoas

Horário: 8h30

Palestrante: Vinícius Nunes Pinho, mestre em Meteorologia (Semarh)

Tema: Projeto Mutum-de-Alagoas

Horário: 9h30

Palestrante: Luciano Barbosa, biólogo (IPMA)

Intervalo

Horário: 10h30

Tema: Sustentabilidade Hídrica: Como Concebê-la?

Horário: 11h

Palestrante: Ulysses Gomes Cortez Lopes, mestre em Ecologia (Ufal)

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: