Projeto VetKids realiza primeira edição neste sábado

O Parque Municipal de Maceió recebe, neste sábado (01), um grupo especial de visitantes: 30 crianças entre 07 e 12 anos que vão à unidade de conservação ambiental para uma programação diferente. Durante toda a manhã, eles vão participar da primeira edição do VetKids: veterinários por um dia, um projeto idealizado pelo Núcleo de Fauna do Parque, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).

A iniciativa, segundo explica o secretário Gustavo Acioli Torres, busca reforçar as ações de educação ambiental promovidas pela Semds. “Com o Vetkids vamos estimular o conhecimento dos menores sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-os a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao Meio Ambiente de forma geral”, afirmou o gestor.

O projeto tem início às 08h e segue até 12h30. Segundo explica a coordenadora da iniciativa, a médica veterinária Maria Luiza Ribeiro, as crianças vão vivenciar entre 10 e 15 atividades que se assemelham à rotina da Medicina Veterinária, além de conhecer mais da Unidade de Conservação e, consequentemente, sobre a Mata Atlântica. Durante a ação, serão utilizados animais empalhados e vivos para a demonstração do cotidiano na reserva em relação aos cuidados com os animais, além da soltura de jacarés e cágados no lago do Parque.

Veja também  Nova linha começa a operar no Benedito Bentes neste sábado

“As crianças poderão ver como é cuidar de um bicho-preguiça, jacaré-de-papo-amarelo, o que fazer ao encontrar um animal silvestre nas trilhas do Parque, participar do monitoramento dos jacarés no lago, entender como pode evitar os riscos causados pela comunidade ao Parque e saber diferenciar os tipos de répteis. Além disso, os participantes entenderão quais animais transmitem doenças aos seres humanos e como evitar que alguns animais transmitam doenças”, explicou Maria Luiza.

As inscrições para a primeira edição foram lançadas no site da Prefeitura e, em pouco tempo, as vagas foram preenchidas. Em virtude do sucesso, a Semds já planeja uma nova edição do projeto, que volta a acontecer no mês de maio, com data ainda a ser definida. A coordenadora esclarece que, assim como ocorreu no lançamento, todas as informações serão divulgadas e concentradas no site e pelo telefone (82) 98704-2266.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: