Semana da Água terá palestras, exposições e entrega de comenda

Texto de Nigel Santana e Débora Rosset

A preocupação com o uso da água precisa ser diária, no entanto, em 22 de março, os órgãos que tratam da gestão de um recurso tão importante para o desenvolvimento humano intensificam as ações em busca de orientar a população sobre o consumo consciente.

É justamente com este contexto, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua na realização de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na quarta-feira, 22 de março. O tema deste ano é “Compartilhar Água é Multiplicar Vidas” e faz alusão à reciprocidade entre as pessoas ao dialogar sobre a preservação de nossos mananciais de forma responsável.

Uma extensa programação foi construída pela Semarh em parceria com Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e prefeituras dos municípios de Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. As ações iniciam em 19 de março e seguem até o dia 31.

A abertura oficial das comemorações será na orla de Ponta Verde, em Maceió, a partir das 9h, com exposições, oficinas e um mutirão de limpeza na praia.

A programação segue com palestras no Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Técnicos da Semarh, IMA, Casal e convidados serão os responsáveis em mediar os encontros com os alunos.

Veja também  Detran/AL apresenta novo portal de serviços para usuários

Mais ações e comenda

No município de Barra de São Miguel, localizado na Região Metropolitana, em 21 de março, acontece a abertura do Festival das Águas, a partir das 17h.

Ainda no município, a Semarh proporciona atividades, a exemplo da Sala de Alerta Itinerante, exposição dos programas hídricos, palestras e cine ambiental, em 22 de março.

Em 30 de março, será entregue a Comenda Guardião das Águas, uma homenagem do Governo de Alagoas a 12 pessoas que contribuem de forma positiva com a preservação e defesa dos recursos hídricos em Alagoas. A solenidade de entrega ocorre no Palácio República dos Palmares, sede do governo estadual, a partir das 9h.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, considera o Dia Mundial da Água um momento ímpar para ampliar as discussões acerca do tema em Alagoas.

“A Semarh, pelo terceiro ano consecutivo, realiza ações para debater junto à população sobre o consumo consciente da água. Alagoas é um dos estados que passa por um momento complicado no abastecimento de água em diversos municípios. No entanto, é preciso ressaltar que o Governo não está de braços cruzados. São diversos programas e ações para ampliar o acesso à água em todas as regiões de Alagoas”, ressalta o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: