Vetkids: Semds lança projeto de educação ambiental com crianças

Esta terça-feira (14) é considerada o Dia Nacional dos Animais, uma data estabelecida para ampliar as ações de conscientização sobre os cuidados com os animais, sejam eles domésticos, silvestres ou selvagens. Para reforçar o trabalho de educação ambiental nesta temática, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) lançou hoje o projeto “Vetkids: veterinários por um dia”, uma iniciativa voltada às crianças para estimular o respeito, a compreensão e o cuidado com a fauna da Mata Atlântica. A primeira edição acontecerá no dia 1º de abril e as inscrições serão abertas na próxima semana.

De acordo com o titular da Semds, Gustavo Acioli, o projeto vai ser desenvolvido no Parque Municipal de Maceió. “Precisamos colocar em debate e educar as nossas crianças também no sentido ambiental, ensinando-as sobre o posicionamento adequado dos seres humanos diante do meio ambiente e da preservação dos nossos biomas. Com o Vetkids vamos estimular o conhecimento dos menores sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-os a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao Meio Ambiente de forma geral”, afirma o gestor.

Coordenadora do Vetkids, a médica veterinária do Parque, Maria Luiza Ribeiro, também reforça o papel educativo da iniciativa e ressalta a importância da realização para a conscientização das crianças. Ela é responsável pelo Núcleo de Fauna da reserva, que monitora os animais do local e faz o devido acompanhamento dos bichos em relação aos cuidados e estado de saúde. “Com a conscientização do público infantil podemos criar pequenos agentes fiscalizadores inseridos na sociedade, auxiliando na compreensão do habitat da fauna local e minimizando os riscos da mesma para o Parque Municipal de Maceió”, comenta.

Veja também  SMS apresenta relatório de gestão na Câmara de Vereadores

O projeto

Segundo estabelece o projeto da Semds, poderão participar do Vetkids crianças entre 07 e 12 anos de idade. Os inscritos vão vivenciar entre 10 e 15 atividades que se assemelham à rotina da médica veterinária do Parque Municipal de Maceió, além de conhecer mais da Unidade de Conservação e, consequentemente, sobre a Mata Atlântica. Durante a realização, serão utilizados animais empalhados e vivos para a demonstração do cotidiano na reserva em relação aos cuidados com os animais.

“As crianças poderão ver como é cuidar de um bicho-preguiça, jacaré-de-papo-amarelo, o que fazer ao encontrar um animal silvestre nas trilhas do Parque, participar do monitoramento dos jacarés no lago, entender como pode evitar os riscos causados pela comunidade ao Parque, saber diferenciar os tipos de répteis. Além disso, os participantes entenderão quais animais transmitem doenças aos seres humanos e como evitar que alguns animais transmitam doenças”, explica Maria Luiza.

O Vetkids terá a sua primeira edição dia 1º de abril, das 08h às 12h30, com a participação de 30 crianças. As inscrições serão realizadas de 20 a 30 de março por meio de preenchimento online de formulário que será disponibilizado no site da Prefeitura de Maceió, na página da Semds.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: