Saiba como economizar energia sem abrir mão do ar-condicionado

É comum que os gastos com energia aumentem durante o verão. Sendo assim, preparamos algumas dicas para diminuir o consumo sem ter que abrir mão do ar-condicionado. Confira!

TelhaNorte

dino

São Paulo, SP, 06/12/2017 –

Durante o verão, é impossível não recorrer a algum eletrodoméstico de resfriamento, seja ventilador, climatizador ou ar-condicionado.

E a verdade é que muitas pessoas abrem mão do ar-condicionado por conta do valor do aparelho e também para evitar gastos exorbitantes com relação a conta de luz.

No entanto, a boa notícia é que com algumas atitudes, é possível reduzir o valor da conta de luz sem ter que abrir mão do ar-condicionado, obtendo um clima agradável mesmo em períodos de alta temperatura.

Mas antes falar sobre as possíveis economias durante o uso do ar-condicionado, é importante alertar que a contenção de gastos pode começar antes mesmo do funcionamento do aparelho: no momento da compra!

Atualmente, o mercado oferece diversos tipos de ar-condicionado, com preços e adequações distintas. Sendo assim, a suposição de que o ar-condicionado é um produto acessível somente para pessoas de alto poder aquisitivo já não se aplica mais diante da variedade oferecida pelo mercado.

O ar-condicionado portátil, por exemplo, é a opção mais conta! Ele é indicado para pessoas moram em casa ou apartamento antigo, para aqueles que não têm permissão para fazer a instalação dos aparelhos externos ou mesmo para quem mora sozinho, já que é possível locomover esse tipo de ar-condicionado para diferentes cômodos.

Sendo assim, antes de realizar a compra do seu ar-condicionado, vale analisar todos os tipos oferecidos pelo mercado, além dos seguintes fatores: tamanho do ambiente, abertura, iluminação solar e BTUs (British Thermal Unit – mede a capacidade de refrigeração em relação ao tamanho do ambiente). Um ar-condicionado 12000 btus, por exemplo, é capaz de refrigerar um ambiente de até 20 metros facilmente.

Todos esses fatores exercem total diferença no desempenho do seu aparelho e, se analisados corretamente, é possível economizar com o ar-condicionado antes mesmo de levá-lo para sua casa.

4 dicas para economizar energia durante o uso do ar-condicionado

Nem sempre desligue o ar-condicionado

Não, isso não significa que o seu ar-condicionado deve ficar ligado o tempo todo. A questão é que, se você for se ausentar por pouco tempo do ambiente que está sendo refrigerado, não é aconselhável desligar o seu aparelho.

Ao reiniciá-lo, o ar-condicionado vai ter que trabalhar mais para adequar a temperatura do ambiente, o que gera mais gastos com energia. Sendo assim, só desligue o aparelho se você realmente for se ausentar por um longo período de tempo, caso contrário, vale mais a pena deixá-lo ligado, trabalhando de maneira uniforme.

2. Mantenha janelas e portas fechadas

É imprescindível verificar se as janelas e portas estão devidamente fechadas. Isso porque se o calor externo entrar no ambiente que está sendo refrigerado, automaticamente o ar-condicionado vai precisar trabalhar mais.

Do mesmo modo, é aconselhável fechar cortinas e persianas para evitar o calor dos raios solares.

3. Lembre-se de limpar o ar-condicionado

Alguns modelos possuem a função de autolimpeza, mas ainda assim é importante verificar a situação dos filtros. Além de ser importante para que o ar-condicionado não consuma mais energia do que necessário, é mais uma maneira de aumentar o tempo de vida e otimizar o desempenho do seu aparelho.

4. Ative o modo ‘’sleep’’

Durante o sono, o nosso metabolismo diminui e, consequentemente, a percepção de frio e calor também. Ativando o modo “sleep” o ar-condicionado aumenta 1ºC por hora, diminuindo o consumo de energia. Depois de 7 horas na função sleep, o aparelho volta a funcionar na configuração selecionada anteriormente.

É claro que as funções podem variar entre os tipos e modelos, mas ao seguir as dicas aqui recomendadas, é possível obter um clima agradável durante o verão sem elevar bruscamente a conta de luz.

E, claro, além de analisar as funções, pense muito bem no tipo de ar-condicionado. O portátil, por exemplo, é mais adequado para ambientes pequenos. Mas se você precisa refrigerar um ambiente mais amplo, o ar-condicionado split é o mais indicado.

Website: http://www.telhanorte.com.br/

Compartilhe: