--Publicidade--

Todos gostamos dos filmes de ação onde o protagonista é um grande assassino ou talvez até um mocinho derrubando centenas de inimigos sem ser descoberto com a ajuda de silenciadores em suas armas não é mesmo? Hoje o Tecno Curioso vai mostrar para você como esse incrível acessório funciona e desvendar alguns mitos sobre os silenciadores usados em armas de fogo.

Os silenciadores são nada mais, nada menos que “abafadores de som”, agindo diretamente como um acessório que dispersa o som produzido pelo disparo, de modo que as pessoas não saibam de onde veio o mesmo ou quem tenha atirado.

--Publicidade--

Abafando os gases da arma

O que ocorre no disparo da arma quando o supressor é usado, é uma diminuição na liberação de gases propulsores da bala, transformando o barulho que escutamos em calor. Para que aconteça e disparo, pólvora deve ser colocada atrás da bala (dentro do cartucho). Quando acontece a queima da pólvora, uma camada de gás quente com uma pressão altíssima a empurra para frente.

Enquanto a bala traça seu caminho pelo cano de disparo, uma enorme pressão a segue até sair da arma, causando um efeito parecido como quando abrimos uma champanhe, porém a pressão dentro da garrafa nem se compara com a pressão de 750 kg por metro quadrado da arma de fogo, ou seja, o barulho que a arma faz é obviamente muito mais alto do que o que a garrafa faz quando sua rolha é retirada, porém a lógica é a mesma.

Os silenciadores das armas causa um efeito que imita um cano maior na mesma, como se tivéssemos adicionado um cano mais longo nela, o que acarreta uma maior liberdade para os gases propulsores se expandirem e não causarem “tantos decibéis” ao saírem da arma.

No vídeo abaixo você pode ver a diferença de uma arma silenciada para uma não silenciada.

Hollywood nunca mais!

Nas grandes produções “Hollywoodianas” de filmes de ação, vemos personagens atirando em locais fechados cheios de pessoas com armas silenciadas sem que ninguém perceba, o que é meio absurdo se acaso isso aconteça em nossa realidade.

--Publicidade--

O silenciador apenas abafa o ruído causado pelo disparo, talvez seja impossível reduzi-lo ao ponto de ninguém perceba que você atirou a uma distância de mais ou menos 50 metros. O que decide a funcionalidade do supressor é o calibre da arma, que consequentemente determina o barulho que a arma produzirá no disparo.

Os disparos de armas de fogo mais pesadas, como fuzis de assalto, geralmente tem mais de 130 decibéis de altura, o que nem se compara ao barulhinho que você escuta nos filmes de ação, não é é toa que boa parte dos soldados do exército tem problemas de audição, pois o som é alto, e muito perto dos ouvidos. Os silenciadores que encontramos hoje em dia, em média diminuem apenas 30 decibéis do baralho produzido pelas armas que o estiverem usando, o que é praticamente nada.

Silenciador é Inútil?

Como já percebemos, o supressor não ajuda tanto quanto parece se você precisar ser extremamente silencioso, mas tenha calma, ele ainda pode ser um bom acessório para sua arma, melhorando alguns quesitos na mesma.

  • Reduz os recoil (recuo ou coice) em 30% e consequentemente aumenta a precisão.
  • O fogo expelido pelo cano no disparo é quase que imperceptível, o que ajuda muito os franco-atiradores já que não podem ser vistos.
  • Ao atirar dentro de uma sala fechada e pequena com uma arma sem silenciador, o atirador pode ter sua audição prejudicada, o que não ocorre com o uso de um silenciador.
  • Em uma cidade onde vários outros ruídos são ouvidos ao mesmo tempo, o som de uma arma supressada seria facilmente mascarado.
  • Um atirador de elite dificilmente seria encontrado se usar um supressor, pois o mesmo abafa o som da arma, dificultando a percepção da direção em que veio o tiro.

Nos desculpe por fazer você desacreditar nos filmes do cinema que mostram armas silenciadas mal fazendo barulho, mas essa é a realidade. Se vocę for um psicopata e quiser usar uma arma supressada para sair atirando por ai, cuidado, além de estar cometendo o crime de pôr vidas em risco, o uso de silenciadores em armas de fogo é proibido no Brasil, ou seja, vocę provavelmente vai passar uns tempos no presídio mais próximo.

--Publicidade--

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui