Como funciona uma hidrelétrica

Como funciona uma hidrelétrica

Uma das maiores descobertas da humanidade é sem dúvidas a eletricidade, foi a partir da eletricidade que muitas outras descobertas foram possíveis já que hoje praticamente tudo precisa de energia para funcionar.

Para nós é tão fácil usar a energia elétrica, é só conectar o plug na tomada e pronto, até parece mágica, tudo começa a funcionar de repente, mas obviamente essa eletricidade precisa vir de algum lugar e esse lugar pode ser alguma usina eólica, solar, nuclear ou a hidrelétrica, que é como obtemos a maior parte da energia obtida em nosso país. Inclusive já explicamos como obter eletricidade a partir da luz do sol, você pode ver clicando aqui.

Em uma hidrelétrica, como o próprio nome diz, a eletricidade é obtida através da água, mas, como a água que um condutor pode gerar eletricidade? Na verdade não é a água que gera a eletricidade, e sim a sua pressão e força. Antes de começarmos a explicar como a energia é gerada, vamos conhecer a barragem usina e o que encontramos em seu interior.

Para que uma usina hidrelétrica possa ser construída, é preciso construir uma barragem, e para construir uma barragem é preciso um rio. Quando um rio que atinja os paramétrios necessários para a construção de uma barragem é encontrado, uma grande construção é iniciada, mas essa construção ocorre em cima do rio? Não é meio perigoso? Obviamente não!

A uma distância segura ao lado do rio, é iniciada a construção da barragem, assim que sua estrutura fica pronta, é hora de começar a trabalhar nas turbinas e no gerador de energia, depois que tudo isso é construído, é hora de trabalhar no desvio do rio, tomando todo o cuidado possível para não prejudicar o meio ambiente e também não perder a força das águas. Esse desvio é feito com máquinas especiais cavam um novo caminho para rio em direção a barragem, depois que ela atravessa a barragem, um novo desvio a leva de volta para o rio, ou seja, 100% da água volta para a sua origem.

Quando a água chega na barragem, canos especiais a conduzem até o seu interior onde ficam as turbinas, com a força do fluxo da água, as pás das turbinas são empurradas e iniciam um movimento de rotação, essa rotação é repetida por engrenagens que fazem funcionar o gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Como a energia chega até a nossa casa?

A energia produzida pelo gerador é enviada até a subestação, onde é dividida e enviada para as outras estações através de cabos que são ligados por aquelas grandes torres que vemos nas viagens que fazemos por auto estradas, centenas e milhares de quilômetros de fios levam a energia elétrica até o transformador mais perto da sua casa, este tem apenas o trabalho de distribuir a energia entre a casa de seus vizinhos e a sua casa. Pronto, agora é só ligar o seu aparelho na tomada, não parece mais ser tão mágico, não?

E se chover? Vai inundar tudo?

Caso um período de chuvas fortes ocorra, a barragem pode abrir comportas para aumentar o fluxo de água e não correr o perigo de gerar uma inundação, assim  a hidrelétrica continua funcionando mesmo durante uma tempestade onde o rio atinja níveis acima do normal.

Construir uma hidrelétrica sem dúvidas gera um gasto altíssimo, e a natureza acaba sofrendo um pouco com o desmatamento e a mudança do fluxo das águas, porém nenhuma água é desperdiçada e as arvores derrubadas para a sua construção são repostas da melhor maneira possível na natureza, sem contar que a energia elétrica obtida é quase 100% limpa e sem muitos gastos posteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *