Como surgiu o futebol

Como surgiu o futebol

Um dos esportes mais praticados no mundo, se não o mais praticado, é o futebol. E de quatro em quatro anos uma grande competição envolvendo as principais seleções de todo o mundo com os seus principais jogadores ocorre em algum lugar do mundo. Nesse ano é a vez do Brasil sediar a copa do mundo e oferecer ao mundo um torneiro com os principais nomes do futebol mundial, cada um defendendo as cores de seu país.

Tudo é festa, torcida, folia, emoção, mas você sabe como surgiu o futebol? O TecnoCurioso organizou essa volta no tempo para você descobrir quem teve a ideia de usar uma bola de couro como diversão.

Uma verdadeira história sobre o surgimento do futebol ainda não existe, mas o que existem são registros das primeiras “brincadeiras” que acabaram gerando o futebol que conhecemos hoje.

Futebol com caveiras

Quando o lendário imperador Huang-ti comandava a China, cerca de 2600 anos antes de Cristo, a comemoração depois de vitórias em grandes batalhas era um tanto quanto estranha, cabeças e crânios dos inimigos eram usadas como a bola de futebol que conhecemos e suas lanças eram as traves, o objetivo dos guardas era chutar o maior numero de cabeças entre as duas lanças, assim como é com a bola e a goleira. O esporte era chamado de Tsu-chu, e também era usada como treinamento físico para os soldados.

Depois do Tsu-chu outros esportes parecidos surgiram, como o Kemari do Japão, que parecia mais um ritual religioso, pois a bola era abençoada antes do jogo; o Epyskiros da Grécia, que foi o primeiro esporte parecido com o futebol atual, pois o campo era retangular, com duas equipes de 11 jogadores e a bola era de bexiga de boi recheada com ar e areia.

Algumas das regras que conhecemos hoje surgiram na Itália, com um futebol que era chamado de Calcio Fiorentino (é por este motivo que os italianos chamam até hoje o futebol de cálcio), a partir deste, o esporte começou a se tornar mais conhecido e também se espalhar pelo mundo.

Ao chegar na Inglaterra, o esporte  começou a se tornar um paixão, foi então que resolveram chamar a arte de chutar uma bola de couro entre balizas de football, que traduzindo ao pé da letra seria o pé (foot) e a bola (Ball) e aperfeiçoado carinhosamente por nós brasileiros de Futebol.

O futebol no Brasil

O Brasil é considerado o país da copa por ter o maior número de títulos mundiais, mas foi a partir de um inglês que o esporte virou uma paixão nacional e o também o mais praticado em nosso país.

Charles William Miller era filho de John Miller e ambos vieram ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Railway em uma construção ferroviária na cidade, por ser um amante do futebol, Charles trouxe consigo uma mala onde carregava duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.

Charles William Miller
Charles William Miller

O inglês filho de mãe brasileira resolveu mostrar para os trabalhadores o que era o futebol e como ele era praticado, e adivinhe se os ferroviários gostaram. Em pouco tempo boa parte de São Paulo já sabia jogar futebol e estavam preparados para disputar sua primeira partida com regras oficiais, que foi entre um time dos ferroviários contra um time da companhia de gás de São Paulo, onde o time de Charles venceu por 4 a 2.

Hoje o futebol é conhecido no mundo inteiro e todos amam o esporte, grandes clubes estão espalhados pelo mundo inteiro e a onde quer que vão são seguidos por suas torcidas, seus jogadores são idolatrados e conhecidos como ídolos e são nas copas do mundo onde todos eles se reúnem, reencontrando seus amigos de mesma nacionalidade e jogando juntos para levar um título de campeão para o seu amado país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *