--Publicidade--

Um designer da Áustria, Klemens Torggler, ao cansar de passar pelas mesmas portas todos os dias resolveu inventar novos estilos para as mesmas, fazendo-as sair do padrão de abre pra dentro e fecha pra fora, criando as portas mágicas que abrem e fecham para os lados. Todas são muito bonitas, mas, será que não são muito pesadas, ao ponto de poderem machucar quem as use se um dedo for deixado em um vão durante um movimento? Ao que parece, não.

Torggler criou vários protótipos e estilos de suas portas, tentando sempre fazer com que elas abram de um jeito diferente, dobrando-se ou apenas girando suas placas para os lados. Dentre seus vários projetos, os principais são: O sistema de haste dupla, o sistema de triângulos, o sistema de curva epitrocoide, o sistema de tela e o sistema híbrido. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

--Publicidade--

É o mais simples dos sistemas, consistem em duas lâminas, uma sobre  a outra, presas a duas hastes de metal, uma ponta ligada a extremidade superior esquerda  da lâmina de cima e a outra ligada a extremidade superior direita da lâmina de baixo, sendo a outra haste espelhada horizontalmente. Estas geram o movimento quando são puxadas no ponto em que as hastes se encontram, fazendo com que as placas girem para dentro de sua posição. Entenda mais facilmente no vídeo abaixo.

Sistema de triângulos

No sistema de triângulos as duas lâminas são divididas ao meio, formando dois triângulos retângulos de modo espelhado de uma lâmina para a outra. Quando o movimento é gerado, os triângulos tendem a se encontrar, mas são impedidos por um objeto que se encontra no lado externo da união das duas lâminas. Essa, sem dúvidas, é a porta que gera o movimento mais bonito de todas. Assista o vídeo abaixo e entenda melhor como a porta funciona

--Publicidade--

Sistema de curva epitrocoide

Esse sistema é o que podemos chamar de verdadeira porta mágica, pois ela tem uma espécie de truque escondido na manga. As duas lâminas são ligadas da mesma forma que o sistema de hastes, porém, por uma única haste. Mas, como apenas uma haste pode gerar o movimento? A resposta é que não é ela que gera o movimento da porta, quem gera o movimento é uma pequena roda presa atrás, na extremidade circular, de uma forma que a princípio seria apenas uma decoração no modelo, o que torna essa porta a mais difícil de entender.

No vídeo abaixo você pode perceber que a forma verde que adorna a porta é presa na lâmina de cima, e quando o movimento é gerado, a roda presa atrás da mesma contorna toda a sua superfície até chegar ao outro lado.

Sistema de tela

Montadas em um painel central fixado ao chão, duas portas de haste dupla giram, formando uma porta maior, simples, porém não deixa de ser bonito. Não temos vídeos da porta, então veja abaixo uma imagem.

Sistema híbrido

Nesse estilo Torggler resolveu misturar seus estilos criando outros protótipos, alguns funcionando de mesma forma que os outros, porém mudando a estética dos mesmos. Aqui temos uma porta de vidro híbrida do designer:

Outra série de protótipos das portas:

--Publicidade--

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui