--Publicidade--

Os animais domésticos fazem a alegria da criançada, e de muitos adultos também. Gatos e cachorros são capazes de se tornar os melhores amigos de uma família. Dóceis, divertidos e fiéis, esses amigos são especiais, e merecem ser tratados como tal. Além de carinho, eles precisam de cuidados específicos para manter a saúde.
Segundo o Dr. Ricardo Massaru Tomaoka, veterinário, quem tem um bicho em casa deve ter consciência da responsabilidade que isso representa. “Se a pessoa se propôs a ter um animal, tem que lembrar que ele não é um objeto. Ele merece cuidados tanto quanto os humanos”.

Medidas simples podem evitar transmissão de doenças

--Publicidade--

Estes cuidados vão além de dar água e comida diariamente. São necessários, entre outras coisas, vacinação e prática de uma higiene regular.

Alimentação – Alimentar gatos e cachorros basicamente com restos de comida não é indicado pelos veterinários. O ideal é que eles sejam alimentados com rações. “A vantagem da ração é que ela é balanceada, já vem pronta e é mais prática” afirma o veterinário. A única desvantagem é o preço.

Quando não for possível substituir a comida pela ração, tente evitar alguns alimentos, como o sal (e temperos em geral), gorduras e frituras. Com medidas simples, você estará evitando predispor seu animal a certos problemas cardíacos e à obesidade. “Eles são iguais ao homem neste sentido. Se comer mal e for sedentário, pode começar a engordar e ter problemas no coração” , ressalta Ricardo.

Se o bicho for criado dentro de casa e o quintal for pequeno, recomenda-se que seus donos saiam para “passear” com ele. O exercício para manter a saúde é fundamental e uma necessidade para o próprio animal. “Mas não precisa exagerar, deixando o coitado de língua de fora. Duas voltas no quarteirão, duas vezes ao dia, já é suficiente”, completa o doutor.

Prevenção

Alimentação adequada e exercícios físicos, sozinhos, não garantem a qualidade de vida dos animais. Uma das principais provas de cuidados com os bichos é vaciná-lo periodicamente, para prevenir diversas doenças. “Não existe apenas a vacina da raiva”, lembra o veterinário. Outras devem ser aplicadas, como forma de evitar a hepatite, a leptospirose e outras zoonoses. A vermifugação, ou o combate aos vermes, também é recomendada. Através de remédios prescritos pelo veterinário, a prevenção aos vermes pode ser realizada.

--Publicidade--

Animais bem cuidados, limpos, vermifugados e vacinados, praticamente não oferecem grandes riscos às pessoas. Mas o veterinário orienta para que atitudes como a de dormir na mesma cama com o animal seja evitada. “As crianças adoram isso”, afirma Tomaoka. “Mas dormir com animais, mesmo que limpos, não é bom, porque eles costumam soltar pêlos e secreções durante o sono”. Além de alergias, podem acontecer problemas de pele, como o bicho geográfico. “Nenhum animal deve ser colocado na cama”, reforça Dr. Ricardo.

Treinamento

Treinar o animal é importante para condicioná-lo a fazer uso de determinados espaços. Cães e gatos devem ter um lugar próprio, onde eles possam fazer suas necessidades (um tanquinho com areia especial é uma boa opção). Assim, eles não ficarão espalhando sujeira para todos os lados da casa. É bom lembrar que as fezes dos animais podem trazer doenças, além de atrair moscas e outros insetos.

O veterinário recomenda aos donos de bichos de estimação um outro cuidado especial. “Animal que é criado dentro de casa, ou nas dependências, não deve ser solto”, ressalta. Permitir uma vida mais livre ao animal é não ter controle sobre o que ele possa ter comido, ou dos lugares onde possa ter andado.

O bicho volta e pode estar trazendo com ele uma série de problemas. “Quem cuida da saúde do seu animal está cuidando da sua também”, afirma Tomaoka.
Possuir animais em casa é uma ótima maneira de treinar a afetividade, principalmente nas crianças.

Mas o respeito é um outro sentimento que é despertado; os bichos têm vontade própria e não devem ser tratados como brinquedos.

Se forem observados todos estes cuidados, a companhia dos bichinhos tende a se tornar cada vez mais prazerosa e saudável.

--Publicidade--

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui