--Publicidade--

A informação viaja cada vez mais rápido pelo mundo inteiro, atravessa oceanos em questão de segundos, tudo graças as tecnologias e a facilidade com que ela é obtida.

Uma das maneiras de se imprimir e obter informação é graficamente, de forma que ela seja recebida a partir da simples interpretação de uma imagem munida de uma breve explicação, e essa é a base de um infográfico. A palavra Infográfico vem da junção de duas palavras, Info de Informação e Gráfico de desenho, imagem ou representação visual.

--Publicidade--

Um Infográfico é, nada a mais, nada menos que uma imagem com ilustrações representativas (desenhos) que, com a ajuda de um texto, explica o assunto que está sendo abordado.

Um bom exemplo é o infográfico abaixo onde é explicado como foi o salto que rendeu o título mundial de salto em queda livre mais alto do mundo e o primeiro homem a quebrar a barreira do som. O que é a barreira do som?

A infografia na história

A infografia existe a muito mais tempo do que a própria escrita, quando o homem usava apenas mapas para se localizar em grandes expedições. O mapa mais antigo que se tem conhecimento foi encontrado na Turquia, estima-se que ele seja de cerca de 6200 a.C., pintado em uma parede da cidade que também é histórica.

--Publicidade--

Leonardo da Vinci, um dos maiores polímatas da história, registrou vários dados por meio de infográficos durante sua vida, sua enciclopédia baseada em desenhos era explicada ao máximo com eles para que o leitor não tivesse dúvida alguma quanto ao entendimento de seu conteúdo, da Vinci inclusive fez um estudo de embriões e fetos usando infográficos para representações como você pode ver abaixo.

Infográficos com os avanços da tecnologia

Com o avanço tecnológico a partir do século XIX, a impressão gráfica tornou-se mais popular e também mais fácil, jornais já começavam a usar e abusar das imagens acompanhadas de textos explicativos para criar uma maneira mais fácil de mostrar ao leitor como ocorreu certo fato ou então ensinar o leitor a realizar determinada tarefa.

Com a chegada dos computadores na década de 90 a complexidade e design dos infográficos só evoluíram, agora era mais fácil criar imagens e uni-las a textos usando os softwares dos computadores que a cada ano se tornavam mais potentes e com mais capacidade de processamento, aumentando ainda mais a capacidade de criação de cada ilustração.

--Publicidade--

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui