O que é o símbolo nazista

O que é o símbolo nazista

Sempre que vemos aquela cruz estranha do símbolo nazista, jamais imaginamos que a origem dela é muito mais antiga do que a própria Segunda Guerra. Hitler, o líder do partido nazista, usou como inspiração a cruz gamada, também conhecida como suástica, para criar a bandeira que seria o maior símbolo de seu governo na Alemanha.

Não se sabe exatamente quando que a suástica foi usada pela primeira vez como símbolo de um grupo social, a única certeza é a de que ela é muito antiga, tendo pelo menos cinco mil anos. Índios Hopi, Astecas, Celtas, Gregos e Hindus foram os primeiros povos a usarem a suástica, principalmente como símbolo de boa sorte.

Existem dois tipos de suástica, a que tem as hastes apontando para o sentido horário e era usada como símbolo de boa sorte e positividade, e também a suástica de hastes no sentido anti-horário, conhecida como suástica noturna, que seria supostamente usada em rituais de magia negra para gerar azar em algumas culturas.

símbolo nazista
símbolo nazista

Símbolo nazista

Desde a primeira vez que foi encontrada, ainda no período neolítico (ainda antes de 3000 a.C.), a suástica tinha servia como um forte símbolo religioso e espiritual, muitas vezes ligada ao conceito de nascimento e renascimento, sendo dita como um símbolo solar para os quatro elementos ou os quatro ventos.

Caso você não saiba, até mesmo o Budismo usa a suástica como um símbolo de harmonia universal, associando-a ao darma, o equilíbrio dos opostos e, na sua origem, significava eternidade e boa sorte. Mesmo sendo tão conhecido por várias culturas, o símbolo só passou a significar alguma coisa no nazismo, desenhado na bandeira alemã pelo próprio Hitler.

Quando Hitler desenhou a nova bandeira da Alemanha que ele estava controlando, pensou em usar um símbolo que pudesse representar a sua defesa da raça ariana e lhe inspirar positividade e sorte, no entanto, achou as suásticas comuns um tanto quanto monótonas, ele precisava de algo mais imponente e expressivo, então, girou o símbolo em 45ş de forma que uma de suas pontas ficasse apontando para baixo e colocou-o em um círculo branco dentro da bandeira vermelha.

A suástica tem sua grande ligação com os Arianos (subgrupo indo-europeu que se estabeleceu no planalto iraniano em 3000 a.C.) comprovada por vários artefatos que foram encontrados em áreas colonizadas por eles, como colares e vasos. Segundo algumas teorias, o símbolo tinha um significado religioso dos ancestrais arianos.

Como Hitler acreditava que a raça ariana (que na época eram os principais ancestrais dos alemães) deveria dominar o mundo para que ele pudesse ser um lugar melhor onde só a perfeição dos arianos reinaria, não poderia existir um símbolo mais representativo de sua ideia para a Alemanha do que o símbolo que representa os seus próprios ancestrais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *