O que são os símbolos R C e TM?

O que são os símbolos R C e TM?

Quando vemos nomes de marcas acompanharem letras dentro de círculos ao seu lado, logo pensamos que essa é importante, pertencente a uma grande empresa, de fato elas são grandes mesmo, mas, você sabe o que significam?

Existem vários símbolos que podem ser ligados a marcas e direitos, o R, de marca registrada; o TM, também de marca registrada; o C, de copyrights; o P, de gravação de som de direitos autorais e o SM, de marca de serviço.

Registrado

O R, registered trademark symbol (símbolo de marca registrada), é utilizado por marcas comerciais ou de serviço de empresas registradas que tenham feito seu registro em território nacional, sendo até mesmo crime em alguns países usar o símbolo sem ter um registro.

Assim como todos os outros símbolos, o R aparece depois do nome da marca e normalmente disposto sobre este nome, como se fosse um expoente matemático.

Registro falso

O TM, significa praticamente a mesma coisa que o R, porém com uma única diferença muito importante, ele não é oficial. TM é uma abreviação de Trademark ou marca registrada em português, usada normalmente por marcas que não são registradas pela federação onde são sediadas, o contrário de R, que tem registro nacional.

Embora o nome TM signifique “marca registrada”, o seu sentido é unicamente comercial, para chamar mais a atenção do consumidor.

Essa cópia é minha!

O símbolo C, de copyright, é exatamente o que se traduz, um aviso de direitos autorais. O símbolo é destinado a obras de um autor, ou seja, mesmo que ele desenvolva um novo título, ainda terá os mesmos direitos autorais sobre o mesmo, sem precisar passar por um processo de comprovação de autoria.

Um símbolo de copyright pode valar para qualquer obra literária ou artística, como músicas ou quadros de pinturas.

Esse som é meu!

O símbolo P, de gravação do som de direitos autorais, representa unicamente sons, sejam eles músicas ou não. Você só verá este símbolo em obras particulares, em CDs, fitas cassetes (sem vídeo, apenas áudio) e pen drives, quando não são de um compositor que tem grande monopólio.

Caso o artista queira realizar uma nova gravação, interpretação ou até mesmo uma nova versão, precisará de outro registro.

Não é registrada, mas presta serviço

Como já falamos anteriormente, uma marca registrada R, pode ser comercial ou de serviço, porém existe também o símbolo TM para marcas comerciais não registradas e, nesse caso, existe também a marca de serviço não registrada SM.

A marca de serviço SM presta os mesmos serviços que uma registrada, como maquinário para obras, transporte e outras. A única diferença é que ela não tem registro nacional, o que permite a criação de outras empresas de mesmo nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *